Jandaia, cardeal, papa capim, periquito, cólera, pássaro preto, curió, sabiá, canário, pardal e sanhaço estão entre as espécies resgatadas
Guarnições da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) detiveram em flagrante 11 pessoas e resgataram 104 aves silvestres quando elas estavam prontas para serem comercializadas em uma feira, no bairro do Largo do Tanque, no início da manhã de domingo (29).
As espécies das aves resgatadas encontradas em gaiolas foram jandaia, cardeal, papa capim, periquito, cólera, pássaro preto, curió, sabiá, canário, pardal, sanhaço, sendo a maioria delas papa capim, canário e cardeal.
Manter em cativeiro e comercializar aves silvestres configura crime ambiental previsto em lei (Lei Federal nº 9.605/98). Os homens foram encaminhados à Central de Flagrantes, onde a ocorrência foi registrada, e as aves foram entregues ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).
“Apesar de ser uma prática difundida culturalmente, manter animais silvestres em cativeiro é crime e continuaremos atuando tendo por norte o amparo técnico e seguro a quem necessita. A PM atua em defesa de quem mais precisa”, ressalto o major Sérgio Dias, comandante da Coppa.
Fonte: DCS PM