Sexta-feira, Novembro 29, 2024
InícioRegiãoEm Ibirataia, estudantes seguem sem transporte e denuncia chega ao MP

Em Ibirataia, estudantes seguem sem transporte e denuncia chega ao MP

Até vídeo os estudantes gravaram em apelo, mas a prefeita, que insiste em não administrar o município, reagiu com indiferença

O império da lei foi provocado e, agora, a esperança é que a Justiça possa socorrer os estudantes da Rede Publica Municipal de Ensino de Ibirataia, das comunidades de Jacutinga, Santa Rita, Aricangá, Pixixica, Assolho, Chaparral, Serinha, Pedra Chata, Cajazeira, Penedo, Paty, Rio Vermelho, Feto e Fojo.

Eles seguem sem o transporte para a sala de aula e o vereador Antonio Santos de Jesus, o Peruca (MDB) – junto com o ex-vereador Caio Pina – foi ao Ministério Público protocolar uma peça, chamada "Notícia de fato e pedido de investigação com pedido de Ação Civil Pública".

Não coube outro caminho, apenas a Justiça, que poderá ser provocada pelo Ministério Público, para salvar os estudantes. Já não há como esperar pela prefeita Ana Cleia (PSD), que tomou posse em 1º de janeiro último, mas insiste em não administrar o município.

Semana passada, essa mesma Redação chegou até o Distrito de Algodão, na Escola Municipal Mauro Barreira de Alencar. Cinco estudantes delas precisaram gravar um vídeo e fazer circular pelas redes sociais os seus apelos, porque prejudicados, exatamente, pela omissão conjunta das pastas de Infraestrutura, Transporte e Educação.

Cinco porta-vozes que apareceram no vídeo denunciando que tem alunos impedidos de frequentar regularmente as aulas por falta de transporte. “A gente quer falar também sobre o ar condicionado, colocado há dois anos e nunca funcionou”, queixaram-se as estudantes.

Mas nada que pudesse provocar sensibilidade da Prefeita.

A denúncia de Peruca
Na sua denúncia, Peruca começa por dizer: “o município de Ibirataia também foi contemplado com diversos veículos do Governo Federal para garantir o transporte escolar de nossas crianças e jovens, mas como consta em anexo nos vídeos acostados nos autos esses mesmos veículos estão sendo utilizados em condições inapropriadas para o transporte escolar; inclusive um desses ônibus quase pegou fogo em uso, tendo o incêndio contido pelo motorista e estudantes".

Ele diz ainda que, quando não falta o transporte, ele é fornecido em condições precárias, fora dos padrões mínimos de seguranças exigidos pela lei. “São veículos desprovidos de cintos de segurança, com pneus demasiadamente carecas,  oferecendo risco à integridade física e quiçá à vida dos alunos que utilizam o referido serviço,”, descreve o vereador.

Para o vereador, trata-se de um caso de flagrante de omissão do poder público, na obrigação constitucional de prestar serviço público de transporte escolar de qualidade.

Além de requerer que o MP faça restabelecer a normalidade do fornecimento do transporte, Peruca reclama que a prefeita Ana Cleia (PSD) seja denunciada por ato de improbidade administrativa.

Caio Pina
Signatário da denúncia, o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Ibirataia, Caio Pina, esteve com Peruca no Ministério Público, protocolando a denúncia. Juntos, eles gravaram um vídeo para as redes sociais.

“Temos dois anos sem aulas presenciais e agora Ibirataia retornou as aulas dia 02 de fevereiro, estamos aqui 30 de março e não temos transporte escolar em várias regiões da zona rural. Um verdadeiro absurdo! Estamos pedindo aqui providências do Ministério Público, para que possa oficiar a prefeitura e tomar as medidas administrativas para corrigir esses problemas e garantir o que é direito dos alunos que é o transporte escolar”, registrou Pina.

2D

ASSISTA: Em Ibirataia, alunos denunciam que, por falta de transporte, alunos não estão frequentando a escola
ARTIGOS RELACIONADOS
Loading Facebook Comments ...
- Publicidade -
Banner azul quadrado

Últimas Notícias