“Quero pedir ajuda dos colegas prefeitos, do prefeito e meus colegas secretários de saúde", apela Leo Prates, secretário de Saúde de Salvador
O secretário de Saúde de Salvador, Leo Prates, pediu nesta segunda-feira (10/1) para que prefeitos e responsáveis pela saúde de municípios do interior estruturem os hospitais locais para evitar um colapso nas Unidades de Pronto Atendimento da cidade. Hoje, 78% dos internados em leitos de UTI Covid na capital vêm de outras cidades baianas.
“Quero pedir ajuda dos colegas prefeitos, do prefeito e meus colegas secretários de saúde, que é necessário infraestrutura dos interiores melhorarem em termos de recepção e primeiro atendimento para o cidadão. Estamos recebendo caravanas em nossas UPAs”, avisou, em entrevista coletiva virtual promovida pela Prefeitura.
“Nós, eu preciso dizer com muita verdade, estamos tendo que colocar colchões no chão, poltronas, macas nos corredores, porque a orientação do prefeito é não deixar de dar atendimento a ninguém. Mas Salvador sozinha não vai comportar toda a pressão”, emendou.
O titular da SMS ainda continuou, acrescentando que, caso o colapso venha a acontecer, seria o pior cenário desde o início da pandemia.
Aratu On