Pelos dados da estimativa do IBGE, de 2019, a cidade de Barreiras tem em seus limites territoriais 155.439 habitantes. Destes, apenas dois foram contaminados pelo novo coronavírus.
Um dado excepcionalmente raro, num comparativo com municípios de média populacional similar a capital do oeste da Bahia, como é conhecida. Veja a tabela de casos confirmados e população.
Estes números, coletados junto aos boletins mais recentes das prefeituras, mostram que o crescimento dos casos de Covid-19 não está diretamente relacionado com a quantidade de habitantes do município.
O caso da cidade cinturão do cultivo de Soja na Bahia torna-se ainda mais enigmático, quando se revela que perto da totalidade de seu comércio funciona normalmente. Mas manteve suspensas as aulas das escolas municipais e estaduais, seguem proibidas as atividades de clubes sociais de esporte e recreação, cinemas, academias, casas de espetáculos, entre outros.
Além do funcionamento do comércio, o transporte coletivo público passou a circular integralmente. Cabe à empresa não exceder a capacidade de passageiros sentados, realizar a limpeza e higienização diária. Essas medidas também são válidas para motoristas de aplicativos.
Bares, restaurantes e lanchonetes podem funcionar até as 20h. Após esse horário, poderão operar internamente, através de delivery ou drive thru. A prefeitura informou que cada segmento deverá realizar a higienização adequada, uso de EPIs e disponibilização do álcool em gel aos clientes.
Fogo no debate
A cidade da soja põe fogo na acalorada discussão sobre o grau de eficácia do fechamento dos centros comerciais urbanos, como forma de combate a disseminação do Covid-19. Desde o dia 6 de abril, quando os estabelecimentos comerciais voltaram a levantar as portas, apenas um novo caso foi confirmado.
Rede 2D – Redação