O Estado, segundo a Sesab, tem 866 leitos de UTI para Covid-19 ocupados, de um total de 1.114. Portanto 77,37%. O governador também em medidas de restrição para atividades econômicas consideradas de risco.
De hoje (19) até o dia 25 deste mês, ‘fica determinada a restrição de locomoção noturna, vedados a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 22h às 05h, de 19 de fevereiro até 25 de fevereiro de 2021, nos Municípios constantes do Anexo Único deste Decreto, em conformidade com as condições estabelecidas nos respectivos Decretos Municipais”, diz o primeiro artigo de decreto baixado pelo governador Rui Costa (PT), emitido a titulo de combate ao Covid-19.
Se a ocupação de leitos para #Covid19 chegar a 80%, nós vamos ampliar o horário do toque de recolher e restringir atividades de maior risco à disseminação da doença. Não queremos repetir cenas como as de outros estados e estamos trabalhando para conter a covid-19. É UMA GUERRA!
— Rui Costa (@costa_rui) February 19, 2021
Mas a ameaça é iminente que o toque de recolher seja prorrogado e com duração diária prolongada. É que o governador Rui Costa (PT) foi as redes sociais alertar que, se a ocupação dos leitos de UTI para Covid-19 na Bahia chegar a 80% da capacidade, além da ampliação do toque de recolher, podem ser tomadas medidas de restrição para atividades econômicas consideradas de risco.
Ainda ontem, também via redes sociais, o governador Rui Costa (PT) lamentou o que chamou de triste recorde. A rede publica hospital do Estado conta 866 pacientes ocupando leitos para quem está estado grave, em função da Covid-19.
Ultrapassamos hoje a marca de 11 mil mortes pelo #coronavírus na #Bahia, mais um triste número a registrar. O momento é de profunda tristeza. Que Deus conforte a família de cada uma dessas vítimas da #covid19. O momento é muito grave e exige a atenção de todos. Cuide-se.
— Rui Costa (@costa_rui) February 19, 2021
A Bahia possui 2.145 leitos exclusivos para pacientes com o diagnóstico do coronavírus, sendo 1.114 de Terapia Intensiva (UTI), segundo a Sesab – Secretaria de Estado de Saúde da Bahia. Por estes números, o índice de ocupação já está em 77,37%.
Rede2D – Redação
Vacinação
Com 405.862 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 37.547 receberam também a segunda dose, até as 15 horas desta sexta, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel.
Tem se observado volume excedente de doses nos frascos das vacinas contra a Covid-19, o que possibilita a utilização de 11 e até 12 doses em apenas um frasco, assim como acontece com outras vacinas multidoses. O Ministério da Saúde emitiu uma nota que autoriza a utilização do volume excedente, desde que seja possível aspirar uma dose completa de 0,5ml de um único frasco-ampola. Desta forma, poderá ser observado que alguns municípios possuem taxa de vacinação superior a 100%.
Fonte: Ascom/Sesab