Sábado, Outubro 26, 2024
InícioEstadoASSISTA: Davi Salomão diz que regulação na Bahia é fila da morte

ASSISTA: Davi Salomão diz que regulação na Bahia é fila da morte

O ex-vereador da cidade Vitória da Conquista chamou Rui Costa e o secretário de Estado da Saúde de homicidas

O ex-vereador da cidade Vitória da Conquista, Davi Salomão (PRTB), nacionalmente conhecido pelos seus discursos duros, ontem (11), voltou às redes sociais. Agora, em vídeo, mirando o sistema de saúde pública da Bahia.

No vídeo, Davi diz que o sistema de regulação da Bahia é a própria fila da morte e exibe a foto de uma pessoa, que ele identificou como Léo, que, segundo ele, morreu nos corredores do Hospital Ana Nery em Salvador, no aguardo de uma cirurgia.

“Foi o que aconteceu com Léo, um empresário de 39 anos, que teve um mal súbito na veia do coração, precisou fazer um procedimento urgente no Hospital Ana Nery em Salvador e ficou na fila da morte”,  narrou Salomão.

“Mas um homicídio nas suas contas, Rui Costa e secretário de Saúde”, culpou o ex-vereador, que tentou ser prefeito de Vitória da Conquista nas eleições do ano passado, mas não teve sucesso.

Assista a íntegra do vídeo.

Como funciona o sistema de Regulação de pacientes
A Regulação de pacientes é uma ferramenta de democratização do acesso, onde, por exemplo, um paciente do município de Barreiras, oeste da Bahia, tem o mesmo direito a ser internado no Hospital Geral do Estado, localizado na capital Salvador, do que um paciente que está na emergência do hospital. A decisão de internação será pautada na gravidade do caso e não pela proximidade.

É um sistema criado para gerir vagas hospitalares e outras necessidades de pacientes dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), utilizando critérios internacionalmente estabelecidos. Antes de ser criada a Regulação, os pacientes rodavam de porta em porta, dentro de ambulâncias ou pessoalmente, buscando uma vaga que, muitas vezes, não era em uma unidade com o perfil adequado para tratar aquela pessoa ou era uma unidade em que não existia a vaga.

Classificação por prioridade
A classificação de risco é uma ferramenta utilizada nos serviços de urgência e emergência, voltada para avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento. As unidades seguem protocolos internacionais, como o Protocolo de Manchester, no qual classifica o paciente como Emergência (Vermelho), Muito Urgente (Laranja), Urgente (Amarelo), Pouco Urgente (Verde) e Não Urgente (Azul).

Texto extraido do site da Sesab – Secretaria de Estado da Saúde


Acesse: http://www.saude.ba.gov.br/atencao-a-saude/comofuncionaosus/sistema-de-regulacao/

Rede2D – Redação

ARTIGOS RELACIONADOS
Loading Facebook Comments ...
- Publicidade -

Últimas Notícias