A cidade de Jaguaquara no Vale do Jequiriça, Microrregião de Jequié, adotou um modelo alternativo para abrir parte de seus estabelecimentos comerciais, em tempos de pandemia de coronavírus. Decreto do prefeito Giuliano Martinelli, publicado neste último dia 18 de abril, no diário oficial do município, criou um sistema de rotativo de funcionamento das lojas, na cidade que é cinturão de distribuição de produtos hortifrutigranjeiros.
Consta do decreto:
Art. 2º Fica permitido o funcionamento nas segundas e quartas-feiras, das 13:00 às 19:00 horas, dos seguintes estabelecimentos e serviços:
- I- Concessionária de veículos automotores e motocicletas;
- II- Corretora de Seguros;
- III- Floricultura, Paisagismo e Jardinagem;
- IV- Lojas de Fotografia;
- V- Aluguel de bens e Serviços;
- VI- Utilidades Domésticas;
- VII- Tecidos e Aviamentos;
Art. 3º Fica permitido o funcionamento nas terças e quintas-feiras, das 13:00 às 19:00 horas, dos seguintes estabelecimentos e serviços:
- I- Lojas de Cosméticos e Perfumaria;
- II- Relojoaria e congêneres;
- III- Lojas de Confecções;
- IV- Lojas de Sapataria e Selaria;
- V- Gráficas;
- VI- Serigrafia;
Art. 4º Fica permitido o funcionamento nas quartas e sextas-feiras, das 13:00 às 19:00 horas, dos seguintes estabelecimentos e serviços:
- I- Bomboniere;
- II- Lojas de Eletrodomésticos;
- III- Lojas de Móveis;
- IV- Loja de CD e DVD;
- V- Serviços de Manutenção de Internet, Informática e Telefonia;
- VI- Papelaria;
- VII- Lojas de Embalagens;
- VIII- Lojas de Artigos para festas;
Mas nem todos poderão assim funcionar. Alguns segmentos, serão adotadas restrições, como regimes específicos de funcionamento, como clínicas, delivery, restaurante, bares, lanchonetes, entre outros.
A decisão foi tomada numa ação articulada entre a CDL local e a procuradoria jurídica do município. Clique aqui e acesse a íntegra do decreto
O COVID-19
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o município teve até o momento 21 casos suspeitos, 16 descartados e 01 aguarda resultado dos exames. 315 pessoas foram acompanhadas pelo Comitê de Saúde até a presente data e 94 pessoas seguem em quarentena.
Foto de abertura extraído do perfil da Prefeitura no Facebook. Ele mostra reunião da procuradoria jurídica do municipio, com o jurídico do CDL.
Rede 2D
Redação