Primeiro time de Ipiaú a disputar a primeira divisão e será único representante da região sul do Estado na edição do Campeonato Baiano de futebol de 2021, o Doce Mel Esporte Clube pode não sediar os jogos em que é mandante em sua casa, o Estádio Pedro Caetano.
A interrogação é fruto da indefinição sobre a data em que estarão concluídas as obras de adequação do Estádio Pedro Caetano, como revelou o próprio clube, em post nos seus perfis de rede social.
“Mais uma vez, o Doce Mel vai disputar uma competição sem saber onde vai jogar, pois a obras de reforma do estádio Pedro Caetano, que eram para ficar prontas em janeiro de 2020, ainda não foram concluídas”, lamentou o Doce Mel.
O Clube também informou que dirigiu comunicado a prefeitura de Ipiaú, mas não obteve resposta. “Em 20 de novembro último, a nossa diretoria, através de ofício para Prefeitura de Ipiaú, solicitou o estádio para uso do clube durante o campeonato baiano. Mas, na falta de respostas e a incerteza sobre a conclusão das obras, o clube está obrigado a buscar alternativa em outras cidades, para sediar os jogos em que é mandante”, informou o Doce Mel.
Planejamento 2021
Também via redes sociais, o empresário Alipinho Oliveira, informou que ontem (9/12), ocorreu a primeiro reunião de planejamento da diretoria do Azulão de Ipiaú. Tendo em vista a temporada 2021, “a diretoria, junto com a comissão técnica, definiu o calendário e alguns nomes dos jogadores que vão participar do Campeonato Baiano de 2021. Ficaram definidas também as características e posições dos jogadores que o clube vai buscar no mercado”, disse Alípio.
Edição 2021 do Campeonato Baiano
A Série A do Baianão 2021 já tem seus participantes definidos. Com o fim da Série B de 2020, os torcedores conheceram o último integrante da elite do estadual na próxima temporada.
O UNIRB Futebol Clube, campeão da divisão de acesso, é o mais novo candidato ao título. É, também, o caçula e único participante inédito. Fundado em 2018, o clube disputará pela primeira vez a Série A.
O UNIRB se juntará a Bahia, Vitória, Atlético de Alagoinhas, Juazeirense, Jacuipense, Bahia de Feira, ECPP Vitória da Conquista, Fluminense de Feira e Doce Mel.
Dos dez candidatos ao título, só quatro já foram campeões da competição. O maior vencedor é o Bahia, com 49 conquistas. O Tricolor é também o atual campeão.
Na sequência vem o Vitória, com 29 títulos. O Rubro-Negro é seguido por Fluminense de Feira, com dois títulos, e Bahia de Feira, com um.
A Federação Baiana de Futebol – FBF – ainda não divulgou a tabela para a peleja 2021 da competição.
Outros dois já chegaram a uma final, mas ficaram com a segunda colocação. São eles o Vitória da Conquista, em 2015, e o Atlético de Alagoinhas, vice-campeão de 1973 e 2020.
A Federação Bahiana de Futebol divulgará em breve mais informações sobre a edição 2021 do maior campeonato estadual do Norte/Nordeste.
Terceira participação do Doce Mel
Essa será terceira participação do Doce Mel Esporte Clube no campeonato baiano de futebol profissional. A segunda vez na divisão de elite.
O time ipiauense conquistou o direito de disputar a Série A do futebol baiano em 2019, quando venceu, heroicamente, a segundona.
Na última rodada da fase classificatória, o time estava em terceiro na tabela, um ponto atrás da Unirb. O Doce Mel precisava vencer o Canaã e o time de Alagoinhas não sair com 3 pontos, no seu confronto com o Cajazeiras. Assim aconteceu: venceu o Canaã em casa, como Unirb e Cajazeiras não saíram do empate, foi carimbado o passaporte para a final, nos últimos e tensos instantes da fase classificatória da segundona, do campeonato baiano de 2019.
Na decisão, depois de perder por 2 a 1 em casa, venceu o, até então, invicto Olímpia, em Salvador, dentro dos domínios do adversário, num inapelável e fulminante 3 a 0. Era 26 de maio de 2019, a equipe voltou para Ipiaú com a taça de Campeão Baiano da Série B de 2019. Recorde o feito histórico, em matéria da TVE Bahia.
Baianão de 2020
O estadual foi interrompido no dia 15 de março, após a 7ª rodada da fase classificatória, em função da pandemia de coronavírus. O Doce Mel, à época, figurava em 8º lugar na tabela.
Após quase quatro meses, a bola voltou a rolar no futebol baiano, recomeçando campeonato em 23 de julho, faltando duas rodadas para a conclusão da etapa classificatória do certame.
O Doce Mel tinha pela frente o Jacobina, na Arena Cajueiro, em Feira de Santana. Venceu com folga, por 4 a 0, e assegurou sua permanência na elite, já na oitava rodada. Reveja os principais momentos da partida, com imagens do cinegrafista Edir Pires
Encerrou sua participação também em Feira de Santana, mas no Estádio Joia da Princesa, num empate de 2 a 2 com Vitória, em jogo transmitido pela TV Bahia. Assista os principais momentos:
O Bahia foi campeão da peleja 2020 do Campeonato Baiano da Primeira Divisão. Depois de empatar os dois jogos da final contra o Atlético de Alagoinhas, 0 a 0 e 1 a 1 – venceu nos penaltis por 7 a 6. Os dois confrontos foram realizados no Estádio de Pituaçu, em Salvador.
O Doce Mel encerrou sua participação em 9º lugar.
Rede2D – Redação